Mas a final o que é temer a Deus?
Temer a Deus significa obediência a seus mandamentos.
É agir com prudência e sabedoria.
É colocar o seu coração firmado no coração de Deus.
O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre. (Salmos 111:10)
E para que possamos nos firmar ao coração de Deus devemos buscar alguns traços do caráter de Deus e trazê-los às nossas vidas.
Portanto, devemos ser piedosos (compassivos), justos e misericordiosos. Porque assim é o Senhor nosso Deus.
Piedoso é o SENHOR e justo; o nosso Deus tem misericórdia. (Salmos 116:5)
E para isso devemos buscar na palavra orientação necessária para que possamos trazer, como marcas de nossas vidas, a essência de Deus.
O livro dos Salmos de Davi, mais especificamente os de nº 111:10 e 112:1-10, nos remetem a importância de Seus mandamentos a fim de que nossas virtudes superem nossos defeitos. Porque Deus trabalha com princípios (Sl 111:10), e se você desobedece a tais princípios o resultado não pode ser outro senão o sofrimento. De outra sorte, se mantiver mo-nos firmes na palavra de toda sorte de bênçãos Deus lhe cobrirá, não só você mas toda a sua descendência. (Sl 112:1).
Portanto, é preciso se submeter aos mandamentos de Deus para que haja prosperidade e riqueza em sua casa e a justiça permaneça contigo para sempre. (Sl 112:2-3).
Porque para aqueles que temem a Deus e obedecem seus mandamentos não haverá trevas, mas luz Divina como farol a guiar seus passos. E mesmo que te disserem que não tem mais jeito, e atribulação não cessará, mantenha-se firme porque a solução está em Deus. Ele é a resposta para tudo, e onde quer que você esteja e o que quer que esteja enfrentando, a Luz vai nascer porque o Senhor é piedoso e misericordioso. (Sl 112:4).
E para que possamos enfrentar todas as provações é preciso estarmos marcados com traços do caráter de Deus, a fim de que possamos viver íntegros, sempre com honestidade, administrando tudo de acordo com a vontade de Deus. Porque o homem bom se compadece de seu próximo, e a Seu tempo as sementes plantadas frutificarão, sempre para honra e glória do Senhor nosso Deus. (Sl 112:5)
Assim, o homem que teme a Deus nunca será derrotado definitivamente, porque tuas obras estarão sempre na memória de Deus. (Sl 112:6)
Você pode e até vai ser bombardeado com calúnias, infâmias, ou ainda, notícias aterrorizantes, mas é preciso manter-se firme na palavra; sem murmurar, ou mal dizer, mantendo sempre o equilíbrio emocional. (Sl 112:7)
Firma seu coração em Deus e Nele confia sua vida, porque só Ele poderá lhe dar vitória sobre os teus inimigos, que verão seu triunfo. (Sl 112:8) Porque...
"Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus." (Sl 20:7-8)
"Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé." (Provérbios 3:5-6)
Sede portanto, justo porque nada vai impedir que Deus compadeça de ti e de suas obras, e Sua justiça o alcance. (Sl 112:9)
Porque os teus adversários irão se enraivecer com sua vitória, mas Deus será contigo, e o desejo daqueles que o escarnecem perecerá para honra e glória do Senhor Deus. (Sl 112:10)
É preciso portanto irmãos, respeitar, se submeter, temer e reconhecer a soberania de Deus em nossas vidas.
Obedecer sua palavra para que Seu Caráter possa se manifestar em nossas vidas, e possamos ser abençoados.
A paz do Senhor Jesus Cristo
0 comentários:
Postar um comentário