Palavra de Deus para todas as Nações

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Vença a sua cegueira, tenha fé

A Cura do cego de Jericó


Hoje vamos fazer um estudo do livro de Marcos 10:46-52, onde Jesus cura um cego. Mas o que eu quero mostrar para vocês, é que não se trata de uma simples cegueira, há algo muito mais profundo que Jesus nos fala nestes versículos que vocês nem imaginam.


Ao ler estes versículos, Deus falou grandiosamente ao meu coração ! Espero que fale ao teu coração também e te  fortaleça como me fortaleceu !


Vamos ler juntos versículo por versículo, e ao final de cada versículo iremos ter o estudo da palavra de Deus.


Marcos 10:46 
"E foram para Jericó. Quando saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho."


Diz o Apóstolo Marcos que Jesus estava em Jericó, juntamente com seus discípulos. Os discípulos de Jesus estavam sempre ao Seu lado, procuravam ter intimidade com Jesus em tudo e serem semelhantes à Ele. Isso é ser discípulo verdadeiramente, ter a face de Cristo. 
Junto à Jesus e seus discípulos vinha um grande número de pessoas que queriam ver os milagres de Jesus. Um dos maiores problemas dos homens : querem ver os milagres de Cristo, mas não querem ser como Ele, não querem andar com o Senhor e nem andar como Ele andou. Buscamos milagres, mas não queremos dar nada em favor de Jesus... muitos sequer querem aceitá-lo como seu único e verdadeiro Salvador !


Vamos falar de Bartimeu, cego e mendigo que estava a assentado à beira do caminho. Meus queridos, vejam quão profundo essa revelação ! Marcos não relata aqui a simples cegueira de um mendigo. Mas a cegueira espiritual que muitos de nós, Bartimeus de hoje temos. 
Somos cegos como Bartimeu quando não queremos enxergar a importância de Jesus em nossas vidas, não enxergamos a verdade de Cristo como nosso único e verdadeiro Senhor. 


Somos cegos e mendigos quando não temos Jesus. Somos mendigos sem Jesus, pois somos nada... tudo o que temos e tudo o que somos é graças à misericórdia de Deus !


Queridos, precisamos pedir que Deus nos tire a cegueira todos os dias que o inimigo tenta nos cegar com suas ciladas. 


Agora quero falar sobre algo que muito me tocou neste versículo:  " Bartimeu estava assentado à beira do caminho."
Quem é o Caminho ? Diz a palavra do Senhor: " Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."  João 14:6


Jesus é o caminho. Quando estamos à beira do caminhos estamos sem Jesus, sozinhos e desprotegidos !
E assim Bartimeu estava, cego espiritualmente, mendigo e jogado à abeira do caminho pois não tinha ainda tido um encontro verdadeiro com Jesus.


Quantas vezes nós nos desviamos, sem mesmo perceber, e vamos para "a beira do caminho" ?


Alguns motivos que nos levam a voltar para "a beira do caminho" :


* Modismos - largamos Jesus para acompanhar sensações do momento, tendências que não condizem com os ensinamentos de Jesus,
* Desculpas para pecar e sair do caminho - como dívidas, problemas em família, problemas de saúde...
* Vergonha de assumir Cristo como Senhor de sua vida - não queremos ser dependentes de Jesus, pois vivemos em um mundo que prega a independência de tudo e de todos. Mas precisamos ser obedientes e submissos a Jesus para andarmos no caminho.
* Receio de assumir sua fé em Jesus - quantos de vocês saem com suas Bíblias na mão indo para o trabalho, em passeios etc ? Talvez você saia com sua Bíblia na mão ao ir para a igreja ! Mas quero refletir com você : Sem o seu celular você fica ? Se você o esquecer em casa é certo que voltará para buscar. Não conseguimos ficar sem nossos celulares. Por que ficamos sem nossas Bíblias ? Ela é a nossa arma contra o inimigo que nos rodeia todos os dias em todos os minutos ! Caso você precise de sua Bíblia, seja para levar a palavra do evangelho para algum "Bartimeu" que você encontre caminho afora, ou seja para sua defesa, pois ela é sua espada; o que você fará ? Ligará para Deus do seu celular e pedirá orientação ? 


Queridos, andem sempre com sua Bíblia, não tenha vergonha, ela é sua espada, é a palavra do Senhor.  " Tomai também o capacete da Salvação e a espada do Espírito, que é a  palavra de Deus." Efésios 6:17


* Não agirmos como verdadeiros discípulos de Cristo. Ser Cristão é ser semelhante a Cristo Jesus. Quando nos tornamos Cristãos, deixamos de viver a nossa vida para vivermos uma vida em Cristo. Jesus passa a ser o dono de nossas vidas e Senhor de nossas atitudes. Logo meu queridos observem isso:


- Sou Cristão - minha língua é de Cristo , então como vou sair falando mal dos outros, fazendo fofocas e intrigas, injuriando e maldizendo ? 


- Sou Cristão - meu ouvido é de Cristo, então como vou ficar ouvindo coisas que não agradam a Jesus, emprestar os ouvidos para ouvir fofocas ?


- Sou Cristão - meu pensar é de Cristo, então como vou fazer julgamentos do próximo, ter pensamentos impuros e maledicentes ?


- Sou Cristão - meu agir é de Cristo, então como posso maltratar meu próximo, não ser generoso, não trabalhar na obra de Deus, não ser obediente a Deus, não seguir o evangelho ?


- Sou Cristão - Meu amor é o amor de Cristo, então não devo amar somente meus pais, irmãos, marido, esposa e filhos. Isso é fácil, pois eles também te amam. Devo amar aquele que me irrita, que me humilha, que me perturba... esse também devo amar .


Você ainda comete algum ou alguns desses erros ? Reflita e mude de atitude para não ir para " a beira do caminho" e se perder de Jesus. Se não somos nem agimos como Cristãos verdadeiros, ficamos parados à beira do caminho como Bartimeu estava, cego, mendigo e esquecido pelo mundo.




Marcos 10:47
" e ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim !


E Bartimeu ouviu quem era Jesus, ele era cego não via os milagres de Jesus. Mas ele ouviu falar de Jesus ! Maravilhosa palavra Senhor ! 


Alguém, um homem ou mulher não sabemos, falou de Jesus para Bartimeu, contou de sua bondade e misericórdia, lhe contou os seus milagres e  grandes obras. Ao ouvir sobre Jesus, Bartimeu teve fé, creu em Jesus e nos seus milagres. Ele passou a clamar com fé e com toda a sua fé: Jesus tenha compaixão de mim !


* Você tem falado de Jesus aos "Bartimeus" que você encontra ?
* Você já imaginou quantos cegos e mendigos passam por você todos os dias e saem cegos e mendigos?


Muitos estão à beira do caminho sofrendo horrores por não conhecerem o quão maravilhoso é o nosso Deus ! E muitas vezes eles passam por nós e deixamos ir... vamos vigiar queridos, temos que evangelizar, discipular sempre e a todos.  " Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações..." MT 28-19 


Muitas vezes temos nos alimentado da palavra, nos fartamos, até recogitamos. Mas precisamos alimentar aos que têm fome, fome da palavra que é o alimento do espírito.




Marcos 10:48
" E Muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim !"


Muitos deviam estar gritando a Bartimeu: cale a boca seu cego doido. você não vai conseguir falar com Jesus, você não é ninguém, Ele nem te vê e nem te ouve ....


Muitas pessoas encontramos pelo caminho que nos dizem essas frases ou algo parecido. Pessoas e acontecimentos que tentam nos desviar do caminho para voltarmos " a beira do caminho".


* Pessoas que são usadas pelo inimigo para te proferir palavras de derrota. 
Não ouça essas vozes! Não desista ! Nunca diga eu não consigo, pois o Senhor te diz: Você vai vencer comigo, eu já venci por ti !!!! ELE te dá a coragem para caminhar, Ele vai com você !!!! De mãos dadas... e quando necessário Ele te pega nos braços.


* Problemas e dificuldades que te levam a desistir de clamar por Jesus.
Maior do que sua tribulação, problema, tempestade... é o NOSSO DEUS ! Apresente o seu problema a Deus, vem Dele o nosso consolo, o milagre que esperamos e o conforto no coração qua tanto precisamos. 
Não desista ... continue a CLAMAR !!!


Fofocas na igreja e testemunhos de membros e até de pastores que te desviam do foco - Jesus. Queridos, muitos vão à igreja pensando que igreja é o céu. Mas igreja não é céu !!! Pastor não é Santo. Santo único e verdadeiro é Jesus Cristo !!! Então seu foco na igreja é Jesus, não a irmãzinha que senta ao seu lado e faz coisas que não condizem com a palavra etc...  Seu foco é Jesus, é Ele o seu norte. Ore por aqueles que estão em desacordo com o evangelho dentro da igreja, mas não se desvie da comunhão que temos quando estamos congregando .


Faça como Bartimeu, não se cale ! Prossiga para seu alvo que é Jesus.




Marcos 10:49
"Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama.


Quando clamamos com fé, quando verdadeiramente nos dispomos a andar no "caminho" e ter um encontro verdadeiro com Jesus, ELE vem ter conosco. 


"Chegai-vos a Deus, e ele se chagará a vós outros..." Tiago 4:8


É como um filho que chora quando cai, e vê o pai vindo ao seu encontro de braços abertos, sorrindo e dizendo: Vem meu filho, papai está aqui !!!!  


Assim Jesus faz conosco, basta aceitarmos.


Marcos 10:50
"Lançando de si  capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus."


Bartimeu lançou fora a sua capa. O que isso quer dizer para você ? Que ele jogou fora um cobertor velho que lhe cobria os ombros no relento das noites em Jericó? Não... não é isso.


Bartimeu lanço fora seus costumes pecadores, lançou fora o homem pecador que havia dentro dele até aquele momento. Bartimeu foi ter um encontro verdadeiro com Jesus, ele deu um pulo de alegria por Jesus ter o aceitado , diz a palavra que ele deu um salto. Um salto de alegria por poder se fazer nova criatura!


Precisamos fazer como Bartimeu: lançar fora nossa capa de pecados, e aceitarmos CRISTO JESUS como salvador e Senhor de nossas vidas. 


Todos os dias devemos pedir ao Senhor:  
Senhor sonda-me e veja se há em mim algum caminho mal, e se ainda há Senhor, arranque-o e me coloque no caminho eterno da Tua verdade.  


Assim todos os dias estamos nos predispondo a nos transformamos sempre mais e mais, até termos a face semelhante a de Jesus, que é o que devemos buscar diariamente.




Marcos 10:51
"Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? respondeu o cego: Mestre, quero que eu torne a ver."


Jesus é tão doce e tão meigo... Ele perguntou a Bartimeu o que ele queria mesmo já sabendo a resposta.


* Jesus não nos invade - temos que querer estar com Ele e aceitá-lo
* Jesus sempre bate a porta - abra a sua porta... não perca tempo
* Jesus sempre vai pedir licença para tudo - porque Ele é maravilhoso !


E Bartimeu pede que ele voltasse a ver, que Jesus o tirasse da escuridão que a vida sem Jesus trás. 
Quando conhecemos Jesus e passamos a caminhar com Ele , andamos na luz. Passamos a ver não somente com os olhos da carme, mas os olhos espirituais.


Por isso eu te convido neste momento a pedir à Jesus que nos tire a cegueira e nos faça enxergar também com os olhos espirituais. 


Marcos 10:52
"Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora."


A fé de Bartimeu o salvou. porque ele passou a ver e aceitou Jesus como seu Salvador e Senhor. Isso nos leva a salvação !
Como está a sua fé ??? Se está fraca, peça a Jesus que te fortaleça na fé ! Uma fé pequena é uma fé que não vê milagres. Por isso sua fé tem que ser GRANDE como nosso DEUS. Amém ...


O mais importante desse versículo, é que Bartimeu é curado e salvo e passa a andar no caminho com  Jesus !!! Ou seja , ele saiu da beira do caminho e passou a andar no caminho. E como já vimos, o caminho é Jesus !!!! 


E eu te digo neste dia que Jesus te aceita como você está: Cego, mudo, surdo. Ele te aceita como você está e te faz um vaso de honra !
Abra seus olhos e enxergue !!!


E o Senhor te pergunta com toda doçura:


" FILHO MEU AMADO E ESCOLHIDO, O QUE QUERES QUE EU TE FAÇA ?


Que Deus te abençoe infinitamente.


Daniele Cabral Barreto

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...