Palavra de Deus para todas as Nações

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

É tempo de acordar !

Queridos irmãos, vamos hoje meditar na palavra escrita pelo Apóstolo Paulo em Romanos 13: 11-14

11 – E isso fazei, conhecendo o tempo, que já é hora de despertardes do sono; porque a nossa está agora mais perto do que quando nos tornamos crentes.
12 – A noite é passada, e o dia é chegado; dispamo-nos, pois, das obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz.
13 - Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias e bebedeiras, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e inveja.
14 – Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo; e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.


Para Meditação:
O que faríamos se de repente, agora, os céus se abrissem e se ouvisse a voz de Deus dizendo: “Chegou o momento! Acabou o tempo! Eis a hora da verdade! O momento final e decisivo de toda história da humanidade! Dentro de algumas horas meu Filho descerá dos céus, glorioso, para julgar vivos e mortos!”?
Este capítulo tem muito a nos instruir e advertir acerca deste assunto. Quando Paulo se dirige aos cristãos em Roma, afirma que eles conheciam o presente tempo em que viviam. Eles tinham sido instruídos acerca disso. Paulo fala em linguagem figurada. Ele fala sobre noite e dia, escuridão e luz, fala sobre o alvorecer e sobre o dormir e despertar. Ele diz: E isso fazei, conhecendo o tempo, que já é hora de despertardes do sono; porque a nossa está agora mais perto do que quando nos tornamos crentes.” A noite é passada, e o dia é chegado. Esse é o tempo em que eles viviam! E que nós vivemos também! A Palavra de Deus chama essa época em que nós vivemos de “últimos dias” (At 2.16-17; 2Tm 3.1), de “os fins dos séculos” (1Co 10.11), de “últimos tempos” (1Tm 4.1; Jd 18) e até o Apóstolo João afirma: “Filhinhos, já é a última hora” (1Jo 2.18).
Lendo a introdução deste sermão diz: “Então te digo: Não vamos ouvir e nem precisamos ouvir a voz de Deus dos céus dizendo que o regresso de Cristo está perto”.
Não precisamos mesmo, pois o grande sino da torre com o relógio das últimas horas deste mundo perdido já soou há muito tempo com o nascimento, morte, ressurreição e ascensão de Cristo. E esse relógio em contagem regressiva, que é o tempo que resta a esse mundo, vai acabar com o triunfal toque da última trombeta, a trombeta de Deus. Após esse toque Jesus descerá glorioso dos céus para julgar vivos e mortos. (1Ts 4.16; 1Co 15.52).
Por isso Paulo alerta que a vista dessas coisas, não podemos ficar dormindo! Devemos nos despertar de nosso sono! Precisamos estar atentos e em vigilância! O dia está chegando e não podemos ficar dormindo! Ainda mais quando falamos sobre um Dia grandioso e decisivo, que é o Dia da volta de Cristo! O tempo é crítico e urgente!
O apóstolo Paulo diz: “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo porque os dias são maus” (Ef 5.15-16). Quem está dormindo não vê o dia chegar. Quem está dormindo não pode trabalhar. Não pode se preparar para o que dia vai trazer. Ele é apanhado de surpresa para os acontecimentos do dia. Em tempos críticos e urgentes, a ordem é ficar esperto, ficar atento, acordado. Temos que está conscientes e prontos para a chegada do dia e seus acontecimentos. Até porque, para a igreja, o grande acontecimento junto com a volta de Cristo é a sua salvação.
A Palavra de Deus quer nos dizer: “já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos”. A palavra “salvação” aqui indica o resgate que Cristo fará da Igreja no último dia. Naquele momento a Igreja experimentará a salvação plena de Cristo desse mundo mal e das conseqüências do pecado. Como descrito na visão: “Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povo de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram” (Ap 21.3-4). Essa é a alegria que nos espera!
Esse momento da salvação está chegando. Por isso Paulo usa linguagem de extrema urgência. É como se cada cristão devesse ter um despertador que está em contagem regressiva. Na verdade, esse despertador já é para estar tocando, e sempre, avisando que a grande hora já está perto.
Paulo fala aqui sobre algo que as igrejas de todas as épocas sempre devem ter. Ele fala sobre “a ardente expectativa da segunda vinda de Cristo”. Até porque as igrejas de todas as épocas, na verdade, vivem em um só período: o fim dos tempos. Paulo não está brincando! Ele diz, olha a noite já passou! Olhem! Vejam! Acordem! O sol está nascendo! Vejam no horizonte, os primeiros raios do sol já começam a brilhar! O dia está nascendo! Vocês vivem nessa expectativa? Tudo o que vocês fazem, dizem, pensam, desejam ou deixam de fazer é pensando na volta de Cristo que está próxima? Você ama a Vinda de Cristo? Você ora pela volta de Jesus: ora vem Senhor Jesus!? Você sempre pensa e está consciente disso? E sempre que você pensa seu coração arde de ansiedade, de alegria e de esperança por esse momento? Essa expectativa te dá mais combustível e razão para ser mais zeloso e fiel nas coisas do Senhor? Ou você está relaxado? Deitado no pecado como em berço esplêndido? Falta-nos zelo na nossa vida. Falta-nos aquele fervor maravilhoso. Temos que viver à luz da eternidade. Estamos pecando se não vivemos nessa expectativa da volta de seu Senhor.
A Igreja deve ter cuidado para que a água fria dos vossos pecados e dos assuntos desse mundo não apaguem o calor da “ardente expectativa da volta de Cristo”.
Essa ardente expectativa do breve retorno de Jesus deve mudar e moldar a nossa vida. Nosso estilo de vida deve estar pautado sobre essa verdade. A verdade do regresso de Cristo deve nos incentivar à santidade. Deve nos levar a aprender a dizer “sim” e “não” para algumas coisas dessa vida. Assim, Paulo começa a fazer uma série de exortações positivas e negativas que todo cristão vigilante e preparado deve estar aplicando em sua vida “Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias e bebedeiras, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e inveja.”
Devemos abandonar todo caminho de pecado que existe no nosso interior, isso diz Paulo nos versículos 12 e 13: “devemos abandonar tudo o que nos leve ao pecado e nos revestirmos e obedecer a palavra VERDADEIRA do SENHOR.”
Não Existe Adoração Verdadeira sem a Verdade
Com a vestimenta de Cristo, podemos nos apresentar diante de Deus hoje e em nossa entrevista final. “Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo; e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.”

Oração:

Pai, limpa do pecado os nossos corações, para que possamos nos vestir com a graça, o amor e a bondade de teu Filho. Ajuda-nos a sermos teus fiéis seguidores e testemunhas! Em nome de Cristo. Amém.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...